Disco e cabeça cheia ⚠️

Bruno Nascimento
3 min readMar 13, 2022

No momento que escrevo esse texto, tem uma caixa no canto direito da minha tela com a mensagem “Seu disco está quase cheio — Otimize o armazenamento para economizar espaço”.

Hoje, eu gostaria de escrever sobre as minhas descobertas com o JavaScript ou com python, mas pra dizer a verdade não tive um bom dia.

Uma semana de pressão: projetos atrasados, servidores caindo, wordpress sob ataque, além dos desafios técnicos dos novos projetos.

Com tudo isso acontecendo na mesma semana, muitas coisas passam pela minha cabeça e me sinto como o meu computador: “cheio”. Quem me conhece mais de perto sabe, não sou de reclamar ou fugir dos desafios, mas hoje não dá para fingir que tudo vai bem.

Estou esgotado, não consigo pensar nas soluções e por mais que eu resolva um problema, em segundos aparece outro mais complexo.

Confesso que cheguei a questionar se essa vida de programador é mesmo a vida que desejo. Sabe quele tipo de pergunta que você faz para si mesmo apenas em pensamento?

E em um segundo veio minha resposta: SIM!

Quando decidi ser programador, decidi empreender, oferecendo serviços e resolvendo problemas complexos. Bem, aqui estou eu, com muitos problemas para solucionar.

Sabia que não ia ser fácil e de fato não é. Todo dia tem um novo desafio e por melhor que você seja, saber administrar os pensamentos negativos que dizem que não vamos conseguir e manter uma mentalidade positiva diante do caos é importante para não jogar a toalha.

Alias, desistir não é uma opção para mim. Posso estar cansado hoje de tanto trabalho, dias dormindo tarde e acordado cedo, mas sei que isso é parte de um processo gradativo e que cada desafio vencido me leva para o próximo nível como em um jogo de Play Station.

Parei para refletir no meu dia, enquanto nadava🏊‍♀️ há uma hora atrás e pude notar algumas coisas que preciso fazer para resolver cada um dos meus desafios essa semana.

Definir o problema: Um problema de programação bem definido é 50% do problema resolvido. Muitas vezes tento resolver sem entender 100% o real problema.

Estudar uma solução: O que me gera “stress mental” como programador é não conhecer uma linguagem ou framework muito bem e tenho pouco tempo para apresentar uma solução. Por menor que seja o tempo, preciso dedicar uma parte dele para estudar a tecnologia, mesmo que de forma superficial, por falta de tempo.

Aplicar: Depois do problema definido e tecnologia “afiada”, é hora de produzir a solução.

É na tentativa prática que a solução vai emergindo e ficando cada vez mais clara para mim. É quando recebo os primeiros feedbacks do Gerente de projetos ou do cliente.

Mesmo que não tenha a solução perfeita, nesse ponto já tenho algo real e não uma imaginação da suposta “solução perfeita”.

Nossa, escrever isso funciona como uma terapia. Que alivio!

Vou dormir agora e amanhã cedo acordo com os neurônios relaxados para mais um dia e continuar no processo, porque não existe um segredo ou bala de prata para solucionar todos os problemas técnicos e psicológicos que um programador passa.

Mas de uma coisa eu sei, ficar me fazendo de vítima não vai me tornar um profissional melhor. Sendo assim, anoto cada ponto que preciso melhorar e vou melhorando um a um.

E aqui segue a lista que fiz hoje:

1) Melhorar na lógica de programação;

2) Conhecimento em Linux;

3) Principais ataques via web;

4) Gestão das emoções.

Já experimentou fazer a sua lista?

Move move…

By Bruno Nascimento 22h25

--

--